No evento Gramado Energy Day promovido pela EBH ontem, 30 de novembro, a distribuidora de Gás Natural explanou sobre o andamento das obras, informando que a rede urbana está com 5 km de extensão prontos e os 15 km no trecho entre Três Coroas e Gramado está em execução como previsão de conclusão no segundo semestre de 2022.
Com extremos cuidados com os protocolos sanitários determinados pela vigilância sanitária, pouco mais de meia centena de pessoas ocuparam a grande Sala Mario Lago do Centro de Eventos do Hotel Laghetto Siena, para ouvir sobre as vantagens e facilidades que o gás natural originado na Bolívia que chega até o Rio Grande do Sul e já tem uma grande massa de consumidores e usuários nas regiões da Capital, do Vale dos Sinos e Caxias do Sul.
Otto Fonseca Cardoso, da Gerência Executiva de Mercado Urbano da Sulgás, fez um histórico das vantagens do uso do gás natural, como o uso veicular, a limpeza, a mobilidade urbana e a segurança.
O investimento total da empresa para trazer o combustível para a região está orçado em mais de 30 milhões de reais e deverá ser um marco no reforço da matriz energética das cidades de Gramado e Canela.
Para Otto, “a chegada do gás natural contribuirá com a pureza do ar, a mobilidade urbana, a segurança no fornecimento e na racionalização dos custos operacionais”.
Guilherme Cabal, Gerente de Marketing da Sulgás, apresentou um case de sucesso no uso do gás, através do testemunho do empresário da gastronomia de Porto Alegre, Moacir Biasibeti, restauranteiro e Presidente da Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa, barro de forte tradição gastronômica da capital, que apresentou 4 vantagens, percebidas e usufruídas com o uso do gás natural entregue pela Sulgás:
“Espaço: no lugar onde ficava se deposito de boticões, foram adicionadas mais 6 mesas no restaurante.
Limpeza: panelas ficam menos sujas, pois, a chama é mais azul, ou seja queima mais plenamente e não gera resíduos que prateiam o vasilhame.
Mobilidade: não há mais tráfego de caminhão de gás nos arredores dos estabelecimentos, contribuindo com o fluxo do transito local.
Legislação: não tem mais necessidade de PPCI – Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio”.
Na mesma ocasião, o empresário Juarez Mazzocchi, da Exata Engenharia, assinou o primeiro contrato de aquisição firme do gás natural para seu empreendimento no bairro Bavária, em Gramado. “já somos clientes da Sulgás em Caxias do Sul e a segurança no fornecimento e o preço, são os maiores diferenciais”, declarou no momento da assinatura.
Luia Barbacovi, Vice-Prefeito de Gramado, está entusiasmado com a chegada do gás natural na cidade e considera que “esta data é um marco historiado e está coroando uma reivindicação de 20 anos, que, finalmente, se concretiza”.
Por José Justo
Deixe um comentário