O setor de turismo acabou: pouco mais de metade das empresas do setor sobreviverão ao lockdown e dentre os “vivos e os feridos”, haverá uma reorganização do arranjo produtivo global.
IT
A tecnologia deve ser radicalmente introduzida no setor, novas marcas serão entronizadas e novas formas de trabalhar devem ser experimentadas e a hospitalidade será afetada de forma cabal e, no mínimo, repaginada.
TRADE
Na hotelaria haverá uma nova configuração dos contratos de operação e nos meios profissionais haverá uma descastelização brusca. As diárias desaparecem e surgem outras formas de vender e receber. No transporte aéreo haverá uma rearrumação dos players globais com a formação de novos cartéis e a concentração das operadoras de transportes em menos empresas com maiores frotas. Desaparecerá o conceito LOWCOST e o Yeld Management assumirá totalmente a precificação de todas as etapas do ato de viajar. O tratamento aos passageiros deverá recrudescer com a cobrança pelo peso do passageiro, alem do que já existe hoje em relação ao peso e tamanho das malas.
PROTAGONISMO
E quem vai organizar tudo isso?
Quem estará no time dos protagonistas ainda não sabemos, mas, temos alguns indícios: Eles estarão entre os que tentam achar soluções para os problemas vindouros e perdem menos tempo em discussões, reclamações e debates políticos insanos ou estéreis. A certeza é que quem o fizer, estará entrando para a história, alem de ganhar muito dinheiro!
Neste ponto, dez dias do fim da quarentena, caímos no dilema bíblico e antigo da Escolha de Noé:
Vadis Silva é um Construtor de Barcos.
Talvez ele tenha como desafios quase intransponíveis, convencer os lenhadores a lhe fornecer madeira, convencer os incrédulos a aceitar que ainda existe salvação e a arrebanhar os bichos para embarcar. Neste ponto, a tempestade fica perecendo o problema menor ou nem fazer mais parte das soluções.
E ele ja começou a construir o seu “dique seco”: coordenará um grupo para ajudar a enfrentar o período pós-pandemia. A Rede Costa Oeste de Comunicação em parceria com seu “Turismo Meu Negócio”, vai transmitir uma série de discussões sobre o tema.
Serão 15 encontros chamados de ‘Conexão Turismo’, todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 10h 30 pelo Facebook. Cada dia com um tema de relevância para a retomada do turismo receptivo pós coronavírus.
O público-alvo são empreendedores da economia do turismo, dirigentes de regiões turísticas e entidades do setor, gestores públicos de turismo, professores e pesquisadores de turismo, profissionais, bacharéis e acadêmicos de turismo.
CLIQUE:
Aqui está o convite pessoal do Vadis para quem quiser ir se aquecendo para a retomada.
Assista AQUI a edição #1 do Conexão Turismo de 15/04/2020
Deixe um comentário